quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Feche essa torneira ou o peixe morre!


Nada melhor para promover o consumo consciente de água do que ameaçar de morte um peixe dourado. No caso, se esta torneira ficar aberta por muito tempo, o aquário acoplado vai esvaziando, e o peixinho vivo começa a entrar em risco. Bem, eu preciso lavar minhas mãos, então aguenta aí, dourado.

Esta pia, chamada Poor Little Fishbowl Sink, não é tão cruel com o peixe quanto parece: o aquário nunca se esvazia totalmente, e volta a se encher quando você fecha a torneira. A água que sai da torneira não vem do aquário: são dois canos, um para molhar suas mãos, e outro fechado com a água do aquário - ou seja, não se desperdiça água quando o aquário vai se esvaziando para você fechar logo essa torneira.

O conceito, do designer chinês Yan Lu, tem como ideia principal dar uma dimensão emocional ao consumo de água, o que vai acontecer não só com quem usa: o peixe deve ficar estressado com tanta mudança de nível da água, e a PETA - entidade de proteção de animais - não gostou da ideia.

Mas a pia ensina algo importante: não desperdice água, ou alguém paga por isso.

sábado, 11 de setembro de 2010

11 de setembro

Os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos causaram um grande impacto em diversas partes do mundo. Da queda do regime do Talebã no Afeganistão a leis restringindo liberdades civis na Europa, a tragédia americana estabeleceu uma nova era nas relações internacionais e abalou governos.
Se ligue!










domingo, 5 de setembro de 2010

Na ponta do lápis!

Percebo que as pessoas que gostam de arte ou falam sobre ela são taxadas de intelectuais e as pessoas que tem vontade de ver arte não conseguem apreciar como deseja. O segredo é saber olhar, é notar o que ela tem de melhor, é prestar atenção a maneira como você se sente quando exposto a arte. Acho que é isso!
Na "arte" da navegação na internet... Se ligue!

Sempre me lembro de um colega de escola que fazia esculturas em giz branco. Era uma grande brincadeira, porém eu tentava descobrir qual o segredo, como ele conseguia reproduzir figuras em um material tão frágil...Imagino se hoje ele conhecesse o trabalho de Danton Ghetti.

Danton é um simples carpinteiro que mora em Connecticut (EUA) mas é nascido no Brasil. Há 25 anos, demonstra uma capacidade surreal em transformar simples lápis em preciosas mini-esculturas.

Basicamente, o carpinteiro-artista utiliza 3 instrumentos: lâmina de barbear, agulhas de costura e uma faca de modelagem. São semanas, até meses para chegar ao resultado final.

Danton não vende as peças, somente presenteia os grandes amigos. Ou seja, é por puro prazer como fazia o meu colega de classe. Talvez esse seja o grande segredo.