A propaganda é a alma do negócio… Para os que não conseguirem ler, está escrito: “Na compra de uma panela de pressão, não importa qual o seu Sexo, ganhe Grátis uma maravilhosa caneca Mimo Aqui, no Hospital das Panelas!”
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Dicas para ajustar o marketing ao consumidor em períodos de recessão econômica (falta de $).
Descontos e Incentivos
Em alturas de recessão, é importante justificar o preço de qulquer compra, assim oferecer descontos ou incentivos pode ajudar o consumidor a decidir a compra.
Se o consumidor estiver indeciso entre 2 produtos, o que tem desconto levará certamente vantagem sobre o que não ofereça desconto.
Valorizar o beneficio do preço sobre outras opções
Um dos maiores problemas, como já referi, será o preço do produto, portanto será importante que demonstre que a sua recomendação será uma mais valia para a aquisição de um produto.
Faça comparações com outros produtos semelhantes existentes no mercado e prove que está a dar a melhor opção.
Aumentar o valor percebido
Ainda mais importante, é demonstrar e valorizar o valor percebido pelo consumidor. Sao os chamados “Bónus Temporais” do género : “Encomende agora e poupe 50%” ou “Encomende agora e a entrega é gratuita”.
Vendendo artigos “utéis”
É da máxima importância que as pessoas considerem que estão a adquirir artigos utéis, e não os vejam como um luxo desnecessário, ou cuja compra pode ser adiada.
É importante fazer passar a mensagem de que se trata de algo útil para o dia-a-dia, não se trata de algo para “durar uma vida”, mas sim de algo útil para rentabilizar o quotidiano.
Qualidade
Finalmente, é importante que o consumidor sinta que está a comprar algo de qualidade, ou seja algo que irá passar no “teste do tempo” , uma vez que quando se tem menos dinheiro para gastar a compra tem tendência para ser mais racional do que emocional.
Assim, a mensagem a reter é de que será um produto que não necessitará de ser substituido rapidamente, sendo mais durável do que outros produtos semelhantes existentes no mercado.
Resumindo, o marketing em tempos de recessão deve ser aplicado tendo em conta não só as necessidades de quem vende, mas essencialmente considerando as atitudes de quem compra.
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