quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Adrenalina na terceira idade

Se ligue!
Força de vontade, motociclismo e alto astral são princípios básicos

A imagem do vovô lendo um livro e da vovó sentada fazendo tricô tranquilamente agora é coisa do passado. A maioria dos idosos sabe que para curtir a vida é preciso cuidar bem da saúde física e mental.

Alguns descobriram o verdadeiro prazer em praticar exercícios, viajar e fazer novas amizades para manter o corpo e a mente jovens.

Dona Judite, mais conhecida como “Jú”, de 78 anos, três filhos, cinco netos e cinco bisnetos é um exemplo. “Sempre quis curtir a vida, mas tinha que cuidar da casa, dos filhos e do marido. Agora tenho tempo livre para motocicletas, rock and roll, tatuagens e baladas”, afirma Judite que começou a aproveitar essa fase há oito anos.

Segundo dona Jú, a paixão por motociclismo surgiu quando resolveu acompanhar o filho em um encontro de motoclube e foi muito bem abraçada pelos motociclistas. “Sempre que vou aos encontros me divirto bastante, tem sido uma terapia maravilhosa compartilhar alegrias e alto astral”, diz.

Dona Judite casou-se aos 20 anos com um homem muito ciumento, rígido e possessivo. O marido faleceu e ela ficou deprimida, chegando o momento em que teve de escolher entre viver da melhor forma possível ou se entregar de vez à velhice. “Eu nasci de novo, pois não me dei bem com a terceira idade, ela é cheia de complicações e tem medo de encarar a vida como ela pode ser”, relata.

Ela optou por viver bem e feliz. A transformação foi radical, mudou a maneira de se vestir, fez tatuagens e desenvolveu um carinho grande por motociclismo. Dona Jú se considera uma “garupeira”, não tem moto, mas acompanha quem tem.

A jovem senhora é um ícone entre os motociclistas por ser uma frenquentadora assídua de todos os eventos que ocorrem referente a motoclubes no município de Santo André (SP), onde reside. Sempre animada, encontra paz e sossego no mundo duas rodas, o qual considera um dos ambientes mais favoráveis para cultivar amizades.

“A melhor coisa que eu fiz foi decidir curtir a vida. E não abro mão da minha relação com os motoclubes e da minha família que tanto me ama. Me sinto completamente realizada depois que decidi viver de verdade”, afirma.

Ela acredita que o segredo para se ter uma vida saudável é aproveitar todos os momentos enquanto há tempo. “Sou amiga de todo mundo, por onde eu passo sou reconhecida, e gosto disso. Sentada na garupa de uma moto, as pessoas olham mais ainda, mas fico tranquila, pois o que mais quero é amar a todos e ser amada também”, completa.