segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A dona da história!

Em 121 anos de história republicana, o Brasil será governado por uma mulher. Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente da história do País. Ela será a 42ª pessoa a ocupar a Presidência da República.

Se ligue! Quem é Dilma Rousseff?

Filha do engenheiro búlgaro Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane Silva, Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte, onde iniciou a sua militância política aos 16 anos no movimento estudantil, às vésperas do Golpe Militar de 1964.

Com o endurecimento da ditadura, Dilma adotou o caminho da luta armada. Foi presa em 1970, permanecendo três anos na cadeia, onde foi submetida a torturas. Hoje divorciada, foi casada com o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo, com quem teve uma filha. Antes, esteve casada por dois anos com o jornalista Claudio Galeno.

Fora da prisão, Dilma Rousseff retomou os estudos, em 1973, tendo cursado economia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com a anistia e a volta do pluripartidarismo, filiou-se ao PDT, de Leonel Brizola, fazendo parte da gestão do governador Alceu Collares.

Escolhida candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma fez parte do governo petista desde o primeiro momento, em 2003. Foi ministra das Minas e Energia e ministra-chefe da Casa Civil, cargo que assumiu no lugar de José Dirceu, demitido, em 2005, em meio às denúncias do esquema do mensalão.

Na Casa Civil, foi a coordenadora das ações do governo. Com a proximidade do calendário eleitoral, o governo procurou dar mais visibilidade à então ministra, associando o seu nome a programas como o Minha Casa, Minha Vida e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Em abril de 2009, Dilma revelou que estava se tratando de um câncer linfático. Ela se disse curada depois de ter-se submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia.
Pouco conhecida do eleitorado e disputando contra um veterano em eleições, Dilma começou a campanha com pouco mais de 15%, enquanto José Serra, do PSDB, ostentava índices superiores a 30% das intenções de voto.

Com o decorrer da campanha e o empenho cada vez maior do presidente Lula, acusado pela oposição de usar a máquina pública em favor de sua candidata, Dilma abriu dianteira, dando a impressão de que venceria já no primeiro turno, mesmo com as denúncias envolvendo a substituta de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra. O crescimento da candidatura da senadora Marina Silva (PV), porém, provocou o segundo turno e renovou as esperanças tucanas.

Mas faltava uma parcela pequena do eleitorado a ser convencido pela campanha petista. E foi o que ocorreu neste dia 31 de outubro de 2010, com a consagração de Dilma Rousseff como a primeira mulher a governar o Brasil.

Dilma chega à presidência tendo como vice o deputado paulista Michel Temer, que preside o PMDB.

Confira a lista das mulheres atualmente no poder:

Julia Gillard (premiê da Austrália desde 2010)
Cristina Kirchner (presidente argentina desde 2007)
Sheikh Hasina (premiê de Bangladesh pela 2ª vez, desde 2009)
Laura Chinchilla (presidente da Costa Rica desde 2010)
Jadranka Kosor (premiê da Croácia desde 2009)
Tarja Halonen (presidente da Finlândia desde 2000)
Mari Kiviniemi (premiê da Finlândia desde 2010)
Angela Merkel (chanceler alemã desde 2005)
Johanna Sigurdardottir (premiê da Islândia desde 2009)
Pratibha Devisingh Patil (presidente da Índia desde 2007)
Mary McAleese (presidente da Irlanda reeleita em 2004)
Roza Otunbayeva (presidente interina do Quirguistão desde 2010)
Ellen Johnson Sirleaf (presidente da Libéria desde 2006)
Dalia Grybauskaitè (presidente da Lituânia desde 2009)
Iveta Radicová (premiê da Eslováquia desde 2010)
Doris Leuthard (presidente da Suíça desde 2010)
Kamla Persad-Bissessar (premiê de Trinidad e Tobago desde 2010)